Áreas de Atuação
Considerando que a área da Auditoria Independente é ampla e possui inúmeras particularidades, a seguir apresentamos, de forma sintética, as principais área de atuação, como: Auditoria das Demonstrações Contábeis; Auditoria Interna; Revisão Contábil Parcial; Descrição e Avaliação dos Controles Internos; Consolidação das Demonstrações Contábeis; Inventário do Ativo Imobilizado; Avaliação de Organizações e Ativos (Valuation e Imparment); Implantação de Sistema de Custeamento Industrial/Comercial/Prestacional; Assessoria Tributária. Segue abaixo as descrições para melhor compreensão de cada um das principais áreas de atuação.
AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Utilizando de metodologia preconizada pelos entes fiscalizadores e normatizadores da profissão, para este contexto são realizados exames das demonstrações contábeis, objetivando a emissão do Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras (antigo parecer de auditoria), de acordo com as normas emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), adotadas e implementadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Agência Nacional de Saúde (ANS), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), bem como a emissão de Relatório Circunstanciado de Ocorrências e Recomendações, para melhoria dos controles internos, contábeis, administrativos e operacionais.
AUDITORIA INTERNA
Com um olhar mais próprio das organizações e objetivando auxiliar no processo de melhoria constante e cumprimento das normas, tanto internas, quanto externas, além de legais e normativas, consta dos trabalhos de verificação do cumprimento das normas e rotinas estabelecidas pela administração da empresa, entidade pública e ONG’s, com tal abrangência que possibilite a redução de inconsistência nos demonstrativos contábeis, para melhor gestão dos responsáveis, além de oportunizar a redução das horas da Auditoria Externa, quando da realização dos trabalhos afins.
REVISÃO CONTÁBIL PARCIAL
Tendo em vista a constante atualização de procedimentos e normas, este trabalho visa a Revisão de uma ou mais peças das demonstrações contábeis, ou de contas específicas, com emissão de relatório detalhado dos procedimentos de revisão utilizados e das ocorrências porventura identificadas.
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS DE CONTROLES INTERNOS
De acordo com nossa experiência profissional já de vários anos e organizaçoes analisadas, um ponto que merece atenção especial, tanto pelos gestores como pelos auditores, são aqueles que dizem respeito aos seus sistemas de controles internos e como vem sendo realizados.
Esse trabalho pode ser realizado durante a execução de uma auditoria independente, pois faz parte do escopo dos trabalhos de acordo com as normas, bem como poderá ser realizado de forma independente, proporcionalizando aos gestores não só o conhecimento de seus controles internos e como eles estão sendo operados na prática. Assim, o procedimento tem como objetivo concluir se o sistema de Controles Internos de cada área significativa é confiável para assegurar a inexistência de erros materiais nas demonstrações contábeis, ou permitir que os mesmos, caso existam, sejam detectados e corrigidos, produzindo assim excelentes resultados na identificação de pontos fracos e recomendações para melhorias, tanto de controles internos, quanto de procedimentos administrativos e operacionais.
CONSOLIDAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEISA
As normas contábeis e legais vigentes em nosso país, exigem certos procedimentos para que as consolidações das demonstrações contábeis sejam realizadas. Assim, para a consolidação de demonstrações contábeis, são aplicados procedimentos para atestar que estejam os demonstrativos de acordo com as normas contábeis e legislação societária brasileira e instruções da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
INVENTÁRIO DO ATIVO IMOBILIZADO
Nos termos da legislação societária e profissional vigente, as organizações devem possuir seus bens devidamente inventariados e controlados. Desta forma, caso necessário, realizamos os trabalhos de Levantamento físico (Tombamento Patrimonial) dos bens, procurando fazer, se possível, o cotejamento com os registros contábeis, ou aplicando técnicas próprias para sua convalidação contábil, visando a preservação e a integridade do patrimônio das empresas, bem como, para atender aos aspectos fiscais e gerenciais, possibilitando assim a apuração de custos e despesas com valores corretos a serem transferidos entre centros de resultados, numa visão de unidades de negócios.
AVALIAÇÃO DE ATIVOS E DE ORGANIZAÇÕES (Valuation e Impairment)
Cumprindo as normas societárias, legais e profissionais, a avaliação dos ativos, visa não só, atender as normas, como também proporcionar um controle maior na gestão da organização e uma demonstração atualizada de seu patrimônio.
Desta forma, estamos capacitados a realizar todos os trabalhos, tanto testes para calcular o valor presente dos itens constantes do balanço que assim o permite, como também emitir laudos específicos.
Também nesta linha de execução, outro importante trabalho técnico realizado é a definição do valor de mercado (Valuation) das empresas, pelo método do fluxo de caixa descontado, com adoção também do valor patrimonial/contábil e se aplicável a análise da técnica dos múltiplos de mercado, sendo efetuada a compilação para apresentação do valor final da organização, que serve inclusive para efeito de alienação ou outra forma de venda.
Caso a empresa já possua seus bens controlados, também realizamos teste de recuperabilidade de ativos (impairment), objetivando o pleno atendimento das normas contábeis nacionais harmonizadas internacionalmente no que tange a apuração do Ajuste de Avaliação Patrimonial – AAP, previsto pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, denominada de CPC 01 – Redução ao valor recuperável de Ativos, normatizado pelo Conselho Federal de Contabilidade e demais legislações societárias em vigor.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE CUSTEAMENTO INDUSTRIAL – COMERCIAL E PRESTACIONAL
Fazendo parte das rotinas empresariais, um dos aspectos que, pela experiência profissional já detectada, é a necessidade da existência e acompanhamento de um sistema de Custeamento, seja na área Industrial, Comercial e/ou Prestacional, objetivando não só o conhecimento de seus custos diretos e indiretos, como também para possibilitar a precificação adequada.
Assim, a implantação de sistema de custeamento industrial, por produto e por atividades, implantação de Custo Padrão, Implementação de programas de redução de custos e melhoria da produtividade empresarial, bem como as adequações para as área Comercial e Prestacional, com análise da rentabilidade de produtos e unidades de negócio e para a Formação do preço de venda, são requeridos trabalhos para esse conhecimento.
Considerando a expertise profissional, estamos capacitados a realizar, tanto a implantação, quanto a análise se já existente nas organizações, destes sistemas, produzindo relatórios para conhecimento e aperfeiçoamento empresarial.
ASSESSORIA TRIBUTÁRIA
Vivemos num pais com diversas normas e regras tributárias, bem como estamos vivenciando profundas transformações nesta área para os empresários. O objetivo da Assessoria Tributária é orientar o cliente no cumprimento das disposições tributárias, seja visando uma economia tributária, prevenindo contingências ou estruturando a empresa para o adequado atendimento dos procedimentos e obrigações fiscais.
Contato
Fale Conosco
Localização:
Rua 7 Esq. c/ Rua 8, Quadra 13, Lote 06, casa 4 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO, CEP 74.853-200
Email:
contato@pdvmauditores.com.br
Fone:
+55 (62) 3588-1684